Tapeçaria de Bayeux
cena 1
cena 35
E, agora, vejam a Tapeçaria de Bayeux (Bayeux Tapestry) numa magnífica versão animada
A Tapeçaria de Bayeux é uma obra bordada em linho, datada do século XI (entre 1070 e 1080). Foi feita em Inglaterra para comemorar a batalha de Hastings (14 de Outubro 1066) e o sucesso da Conquista Normanda de Inglaterra, levada a cabo por Guilherme II, Duque da Normandia.
Não temos uma informação segura e definitiva a respeito de sua autoria. Uma lenda atribui o seu bordado a Matilde de Flandres e suas aias; há quem afirme que a Tapeçaria foi executada em Canterbury com base em desenhos de um artista associado à abadia de Santo Agostinho. É também possível que o bordado tenha sido feito por religiosas da abadia de Barking (Essex), sob a direcção da abadessa Elfgiva.
O mais provável é ter sido feita numa oficina profissional, por encomenda de Odo, Bispo de Bayeux e meio irmão de Guilherme.
cena 35
A tapeçaria mede cerca de 70 metros de comprimento por meio metro de altura. O trabalho de bordado representa 58 cenas que retratam a caminhada de Guilherme desde a Normandia, passando pelo desembarque de 28 de Setembro e a batalha de Hastings, até à sua coroação como rei de Inglaterra no Dia de Natal de 1066.
Esta disposição é invulgar para a época e faz com que a tapeçaria seja uma peça importante na História da Arte. Alguns historiadores conferem à tapeçaria de Bayeux o estatuto de percursor da banda desenhada.
Uma imagem importante contida na tapeçaria é o Cometa Halley, retratado em destaque por ser interpretado como um prenúncio da ascenção de Guilherme ao trono. De facto, cálculos astronómicos mostram que este cometa esteve visível em 1066.
E, agora, vejam a Tapeçaria de Bayeux (Bayeux Tapestry) numa magnífica versão animada
4 comentários:
este filem e o outro em baixo tão giros.. eu e o meu irmão temos um blog que é www.kronikando.blogs.sapo.pt
gosto muito da setora mais o blog. o teste é dificil? é curiosidade
Liliana, já passei por lá!
oi stora...o teste de quarta é difixil???rexponda...
Enviar um comentário